Como obter o Passaporte Brasileiro?

Como obter o Passaporte Brasileiro?

Neste artigo você vai aprender como obter o Passaporte Brasileiro. É simples e fácil, mas muita gente acha que é um “bicho de 7 cabeças”. Em pouco passos você estará com seu passaporte na mão, vamos lá?

Bom, este guia será baseado na cidade de Belo Horizonte, MG, mas o processo é o mesmo em qualquer lugar do Brasil. O que vai mudar é o local de comparecimento para obter o documento, mas não se desespere… vamos tentar facilitar o máximo possível pra que o passo a passo sirva para todos em qualquer lugar do país.

1º Passo – Formulário de Solicitação

A primeira etapa a ser feita é acessar o site da Polícia Federal. Lá você vai encontrar todas as informações necessárias para obter o documento. O mais importante é ler as orientações com bastante atenção, principalmente quanto as documentações necessárias.

Lá no site da Polícia Federal você precisará preencher um formulário online de solicitação de emissão do passaporte, é bem simples, veja:

2º passo – Pagar a GRU

Depois de enviar o formulário vai aparecer uma tela informando o número do protocolo da solicitação, além de algumas informações importantes para o requerente, e também a GRU (Guia de Recolhimento da União) para a taxa a ser paga pelo Passaporte.

Além desses dois documentos, se você está solicitando um passaporte para um filho (a) menor de idade, precisará preencher  a Autorização de Viagem para Menor. Esse Formulário também contempla a Autorização para Concessão de Passaporte.

A visualização gerada para estes documentos pode ser impressa diretamente ou salva em
arquivo .PDF (é recomendado salvar e guardar o arquivo para posterior consulta, caso necessário).

Após realizar os procedimentos, basta imprimir a Guia de Recolhimento da União – GRU, e pagar a taxa de R$ 257,25.

A validade do passaporte, para adultos, é de 10 anos. Para menores de idade a validade segue esta tabela:

IDADE VALIDADE 
0 a 1 ano incompleto 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos

3º passo – Agendar o atendimento presencial

Depois de uns dois dias esperando a compensação bancária do pagamento da GRU, entre no site da Polícia Federal para agendar o atendimento presencial para emissão do passaporte.

Aqui em Belo Horizonte recomendo ir no Shopping Plaza Anchieta, lá é bem tranquilo para estacionar e normalmente é mais vazio.

Chegando no local, um funcionário já terá em mãos a lista de nomes das pessoas que serão atendidas. É tudo muito organizado e rápido. Lá será feito conferencia de documentos e você também será fotografado. Criança menor de 3 anos de idade, deverá apresentar 1 (uma) fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco (em caso de dúvidas consulte o item número 8 deste link).

Terminando o atendimento você receberá um canhoto protocolado com a data que você deverá retornar para retirar o passaporte.

4º passo: Busque seu passaporte

Normalmente leva uma semana até que chega o momento de pegar o passaporte. Na data marcada, vá ao local com seu documento de identificação. O sistema da Polícia Federal envia um e-mail um dia antes para avisar que o passaporte está disponível.

Add Comment

Your email is safe with us.

Translate »

Sign In Guia Americano – De Brasileiro Para Brasileiro

Account details will be confirmed via email.

Reset Your Password